M

O município de Manacapuru, no Amazonas, é o maior produtor da malva. A planta é muito usada na insdústria têxtil. Veja como é a colheita e o manejo.

Existem 98 espécies de mandioca. Uma das mais conhecidas é o aipim, mas a mais cultivada é a mandioca amarga, usada para fazer farinha. Cada tribo indígena amazônica cultiva uma espécie de mandioca particular.

A maniuara é uma formiga grande e vermelha, que tem a picada dolorosa. Ela faz parte dos hábitos alimentares dos índios Baniwa que vivem na Ilha das Flores.

O mapará é um peixe muito encontrado no leste do estado do Pará. Sua pesca é proibida durante quatro meses do ano. Mas quando passa esse período, barcos de vários locais se reúnem no Rio Jaracuera para pescá-lo.
P

Nas águas tranqüilas da Amazônia vive o pirarucu. Ele é o maior peixe de escamas de água doce do mundo e pode pesar até 300 quilos. Como precisa buscar oxigênio na superfície, torna-se presa fácil dos pescadores.
Q

Os índios do Parque Nacional do Xingu realizam um ritual em homenagem aos grandes líderes mortos, o quarup. Eles passam a noite chorando diante de troncos. A celebração termina com a chegada do dia.
S

Os diamantes escondidos na Serra do Tepequém atraíram os garimpeiros. A jazida foi uma das mais importantes da Américas do Sul até o fechamento dos garimpos. Hoje a pesca é a principal atividade do local.
T

O tacacá é uma famosa iguaria da Amazônia. Ele é feito com uma goma de água e polvilho e um caldo fino amarelado extraído da mandioca, chamado tucupi. Acrescenta-se camarão. Está pronto para degustar.

O Tapajós é um dos principais afluentes do Rio Amazonas. Ele se forma no norte do Mato Grosso e chega a ter 21 quilômetros de largura. Como o leito de areia, a cor da água é esverdeada.

0 comentários: